Confira 5 vantagens de exportar seus produtos!

O mercado internacional oferece oportunidades de desenvolvimento e demanda artigos de qualidade, bons preços e confiança nas entregas. Muitos negócios apresentam um crescimento significativo quando começam a exportar produtos. A internacionalização obriga as empresas a se desenvolverem, trazendo modernização e avanços.

Apesar de todos os pontos positivos, os trâmites de exportação ainda trazem insegurança e dúvidas para muitas organizações. Quer saber por que vale a pena apresentar o seu negócio ao mundo? Então, confira as 5 vantagens da exportação de mercadorias!

1. Aumento de vendas

Ao iniciar esse tipo de transação, a empresa tem acesso a novos mercados e clientes. A consequência natural será o aumento das vendas e dos lucros. Pode levar um tempo até que a nova clientela conheça o negócio e comece a comprar, mas a tendência é que a demanda pelos produtos aumente.

2. Crescimento da produtividade

O crescimento das vendas vem acompanhado de uma série de vantagens que resultam em melhorias na produtividade. Ao exportar produtos e vender mais, a companhia aumenta a produção e reduz o tempo ocioso.

O aumento de vendas gera receitas maiores, mas os custos fixos — como aluguel, limpeza e manutenção — tendem a permanecer praticamente inalterados. Ao ampliar essa produtividade, a empresa também passa a comprar mais matéria-prima e pode negociar para obter preços melhores.

Para ser capaz de fabricar cada vez mais e manter a qualidade dos artigos, será preciso otimizar os processos produtivos. As melhorias nesses sistemas diminuem as perdas e maximizam os ganhos.

3. Aumento da competitividade

Ao iniciar as exportações, a organização normalmente precisa fazer algumas adaptações em seus produtos, maquinário e processos para atender às demandas dos novos mercados. As exigências internacionais incluem itens de alta qualidade, certificações ambientais e boas práticas de gestão.

A empresa ganha mais visibilidade também no mercado interno quando se adapta aos padrões estrangeiros. Ela se diferenciará da concorrência, tornando-se mais competitiva dentro e fora do país.

4. Incentivos fiscais

As empresas exportadoras têm alguns incentivos fiscais que garantem um preço mais baixo aos produtos comercializados internacionalmente. Com esses benefícios, alguns tributos são eliminados. Veja as principais vantagens:

  • IPI e ICMS: os impostos sobre artigos industrializados e sobre circulação de mercadoria não incidem sobre as exportações;
  • PIS e COFINS: as receitas obtidas com itens exportados são livres de contribuição para o programa de integração social e para o financiamento da seguridade social;
  • IOF: as operações de câmbio referentes à exportação de produtos não sofrem tributação do imposto sobre operações financeiras.

5. Diversificação de mercados

Se o seu negócio tem atuação restrita ao mercado brasileiro, você provavelmente já se viu preocupado com a situação econômica do país em algum momento. Com a exportação dos produtos, o negócio diversifica seus mercados e fica menos dependente das particularidades das economias locais.

Essa diversificação também diminui a preocupação com a sazonalidade das mercadorias. Quanto mais mercados a organização abranger, maior será a chance de manter a demanda por itens ao longo do ano.

Exportar produtos pode alavancar o crescimento de uma empresa e melhorar os resultados de produtividade e vendas. Ao contrário do que muita gente imagina, o processo de exportação pode ser simples, desde que seja realizado por especialistas.

Gostaria de saber mais sobre exportação? Escreva as suas dúvidas e sugestões no nosso espaço de comentários!

2017-11-01T01:32:59-02:00

2 Comentários

  1. Pablo 19 de novembro de 2018 às 10:29 - Reply

    Gostei da matéria feita

  2. Paulo 26 de novembro de 2018 às 18:01 - Reply

    Concordo plenamente

Deixar um comentário